segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Um Novo Tipo de Ciência

O polêmico tema da origem da vida na terra ultrapassou os limites da biologia teórica e teologia para ser objeto de estudo de cientistas computacionais.

The New Kin of Science, livro escrito por Stephen Wolfran publicado em 2002 e disponível em http://www.wolframscience.com/nksonline/toc.html propõe uma novo ramo de estudos em ciência onde regras muito simples podem gerar sistemas complexos.

A idéia central assemelha-se aos objetivos da Biologia Teórica que tenta explicar a natureza através de modelos matemáticos e ferramentas computacionais. Da observação de resultados gerados por modelos computacionais simples é possível, por exemplo, criar modelos para explicar a origem da vida e a evolução das espécies.

O suporte para essas modelos utiliza os conceitos da Matemática Discreta. Um dos modelos mais utilizados é o do Autômato Celular. Resumidamente nesses modelos aplicam-se conjuntos de regras simples conhecidas a um número infinito de células e observa-se seu comportamento num espaço de tempo t.


As aplicações desse novo tipo de ciência – sem um nome especifico ainda – são as mais diversas e incluem a pesquisa de novos medicamentos; comportamentos de células tumorais; resistência a antimicrobianos; inteligência artificial aplicada medicina só para citar possibilidades na minha área de estudo.


Wolfran acredita como os biólogos que sistemas complexos, como os seres vivos, possuem um antepassado mais simples, que submetidos a regras específicas, tendem a se organizar de forma a responder essas regras, num novo tipo de sistema. Em computação esse novo sistema pode ser a realização de uma tarefa simples como ligar ou desligar um programa quando esse atingir seu objetivo.

Contraria o dogma de que sistemas complexos só podem ser originados de outros sistemas igualmente complexos. O oposto do que se espera das teorias onde a existência de um “projetista” ou “ser supremo” originou a vida; hipótese que não pode ser comprovada ou refutada pela ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário