domingo, 28 de outubro de 2007

O mundo assombrado pelos demônios

A queda das Terras Gemeas no 11 de setembro de 2001 representa um marco de vários conflitos vividos pela humanidade e repercutirá por muito tempo como resultado do fanatismo armado de terrorismo. Mas o fanatismo, a intolerância e o ódio contra a diversidade de pensamento não é exclusivo de uma determinada religião. A humanidade é marcada por momentos semelhantes ao 9/11. Um deles foi a inquisição. No capítulo magistralmente escrito por Carl Sagan com o mesmo título do livro - O mundo assombrado por demônios (Cia. das Letras - 1998 ) retrata um mundo de superstições, intolerância e ignorância , povoado de bruxas e demônios.
Não é difícil ver hoje outros demônios na forma de homens bombas assombrando e sua utilidade política - o domínio pelo medo. O medo que é filho da ignorância e do preconceito.
A humanidade pode enfrentá-los de duas formas - no refúgio de suas casas cheias de trancas ou saindo pelo mundo questionando suas causas, promovendo o debate na busca da compreenção e solução. A ciência pode contribuir de forma decisiva nesta luta contra os "demônios"!

Um comentário:

  1. Acredito que a ciência pode sim tratar em relação aos "demônios", mas a idealidade é algo utópico.
    Penso que O SISTEMA irá caminhar par sustentabilidade, ou em uma visão crítica ele ainda continuará existindo.

    ResponderExcluir